top of page

A maioria das funções de TI depende da integridade e da infraestrutura dos servidores, tornando o gerenciamento adequado do servidor uma tarefa essencial para administradores de data center. O gerenciamento de servidores é um processo complexo, especialmente com o crescimento da computação em nuvem. Os administradores de sistema devem ser capazes de gerenciar continuamente o hardware do servidor físico, as máquinas virtuais e uma variedade de aplicativos e servidores de banco de dados simultaneamente.  

 

O que é gerenciamento de servidor?
Basicamente, o gerenciamento de servidores consiste em ter controle ou acesso a servidores para realizar diferentes tipos de operações administrativas ou de manutenção. O gerenciamento de servidor também envolve o monitoramento do servidor e a visibilidade de como um determinado servidor está operando para ajudar a melhorar e otimizar o desempenho.

 

Noções básicas de gerenciamento de servidor


A primeira etapa para manter um ambiente de servidor íntegro é compreender alguns princípios básicos de gerenciamento de servidor. Aqui estão algumas tarefas recorrentes que os administradores de sistema encontrarão:

  • Acesso:  para gerenciar um servidor, uma ferramenta de gerenciamento de servidor, serviço de gerenciamento de servidor ou software de gerenciamento de servidor precisa ser capaz de acessar o servidor que está tentando gerenciar.

  • Atualizações:  entre as funções mais básicas de gerenciamento de servidor está a capacidade de ajudar a iniciar e instalar atualizações de software ou firmware.

  • Configuração:  a capacidade de configurar um novo software, complementos ou funcionalidade é geralmente um recurso central do gerenciamento de servidor.

  • Monitoramento: Você deve ser capaz de monitorar diferentes tipos de servidores quanto ao status, desempenho e detecção de anomalias.

  • Otimização:  Algumas ferramentas e serviços de gerenciamento de servidor fornecerão recursos de otimização para melhorar a eficiência do servidor e as operações gerais.

  • Planejamento de capacidade:  uma tarefa mais avançada é o planejamento de capacidade, que fornece uma previsão da utilização do servidor, ajudando os administradores a planejarem quando recursos adicionais serão necessários.

  • Alerta:  a capacidade de alertar um administrador, via e-mail, SMS, Slack ou algum outro sistema de mensagens sobre diferentes erros e incidentes, é outro componente útil do gerenciamento de servidor.

 

Tipos comuns de servidores
Você pode encontrar servidores em uma ampla variedade de formas, cada uma com funções específicas, mas existem alguns tipos comuns de servidores com os quais você provavelmente estará envolvido no gerenciamento. Entender o que cada servidor faz o ajudará a garantir que eles estejam operando corretamente.

  • Os servidores de protocolo de transferência de arquivos (FTP) tratam da transferência de arquivos de dados entre servidores e dispositivos.

  • Os servidores de aplicativos conectam e executam aplicativos usados ​​por um grande número de usuários e eliminam a necessidade de hospedar aplicativos localmente. 

  • Os servidores da Web exibem sites em navegadores e coletam e armazenam arquivos de sites.

  • Os servidores de banco de dados armazenam grandes quantidades de dados necessários para que as organizações funcionem e tornem essas informações acessíveis. 

  • Os servidores virtuais, também conhecidos como máquinas virtuais (VM), possibilitam que vários servidores sejam hospedados em um único hardware. Eles são mais complexos de gerenciar, mas aumentam a eficiência, permitindo que os administradores adicionem mais poder de computação com menos hardware.

  • Os servidores proxy criam e mantêm a conexão entre um cliente e um servidor externo.

 

Ferramentas de gerenciamento e monitoramento de servidor
Não faltam diferentes ferramentas de gerenciamento e monitoramento de servidor que as organizações podem usar para melhorar os fluxos de trabalho de gerenciamento de servidor com recursos úteis e recursos de automação. Dependendo do caso de uso e do tipo de servidor ou aplicativo de servidor que a organização está procurando gerenciar, existem alguns recursos principais que devem ser considerados ao pesquisar ferramentas de gerenciamento e monitoramento de servidor. 

 

Principais recursos das ferramentas de gerenciamento de servidor
Nem todas as ferramentas de gerenciamento de servidor são criadas da mesma forma - aqui estão alguns recursos-chave das ferramentas de gerenciamento de servidor a serem considerados ao pesquisar soluções:

  • Cobertura: você deve começar identificando quais servidores e aplicativos sua organização usará. Em seguida, certifique-se de que as ferramentas que você está considerando são capazes de abranger todos os tipos de servidores e aplicativos em sua pilha.

  • Interface do usuário: As tarefas básicas de administração do servidor podem ser realizadas por meio do terminal. No entanto, o terminal pode não ser capaz de lidar com funcionalidades mais complexas. Algumas ferramentas de gerenciamento de servidor vêm com uma interface de usuário intuitiva com recursos de visualização para tornar as tarefas avançadas mais viáveis.

  • Alerta: a capacidade de definir o desempenho ou outros limites que podem gerar alertas é essencial. Considere quais diferentes rotas de alerta serão mais importantes para sua organização, como  e-mail , SMS ou outros aplicativos de mensagens como o Slack

  • Suporte: o gerenciamento do servidor pode ser complicado, portanto, ter suporte profissional fornecido pelo fornecedor é geralmente crítico para o sucesso.

 

Para entender melhor quais ferramentas de gerenciamento e monitoramento de servidor seriam mais benéficas para sua organização, leia nosso artigo Melhor software e ferramentas de monitoramento de servidor para 2021 .

 

O que são serviços de gerenciamento de servidor?


Os serviços de gerenciamento de servidor ajudam os administradores a descarregar a responsabilidade direta pelo gerenciamento de certos atributos de um determinado servidor. Dependendo do tipo de servidor, existem diferentes tipos de serviços que podem ser oferecidos.

 

Para hardware, o gerenciamento de servidor pode envolver um serviço totalmente gerenciado, em que o provedor de serviços é responsável pelo gerenciamento físico e de software do servidor.

 

Para servidores da web e de aplicativos , o gerenciamento de servidor em um provedor de hospedagem ou na nuvem envolve o gerenciamento e a manutenção do software do servidor núcleo. Muitas vezes, também pode incluir serviços de segurança e de backup para estabilidade e resiliência geral.

 

Os serviços de gerenciamento de servidor também podem ajudar as organizações a identificar os melhores aplicativos de servidor e realizar comparações de software de servidor.

 

Benefícios dos serviços de gerenciamento de servidor
 

Existem vários motivos pelos quais você deve considerar o uso de serviços de gerenciamento de servidor. O melhor software de monitoramento de servidor é tão bom quanto a habilidade da pessoa que usa o software. E quando algum gerenciamento de servidor é mudado para um serviço - que é dedicado a gerenciar servidores profissionalmente - há vários benefícios a serem obtidos:

  • Habilidades e experiência: Encontrar a equipe certa com as habilidades e experiência necessárias para diferentes tarefas de gerenciamento de servidor pode ser desafiador.

  • Custos operacionais: muitos serviços de gerenciamento de servidor são baseados em assinatura com um custo operacional mensal ou anual que pode ser mais econômico do que aumentar uma capacidade interna.

  • Escala: o gerenciamento de servidores em grande escala muitas vezes pode exigir monitoramento e gerenciamento em escala também, que é algo que um serviço de gerenciamento de servidor pode fornecer.

  • Suporte: O suporte on-call com tempos de resposta garantidos costuma ser um benefício fundamental oferecido pelos melhores serviços de gerenciamento de servidor.

bottom of page